Desde que a Marinha dos Estados Unidos aposentou o Lockheed S-3B em 2009, uma única aeronave desse modelo continuou a voar no Glenn Research Center da NASA em Cleveland, conduzindo uma série de estudos de voo quase diariamente.
Foto: Louis DePaemelaere,
USAF. Wikipedia Commons.
Adquirido em 2004 e tendo voado por 16 anos em uma variedade de missões de pesquisa, este S-3B Viking agora está aposentado e se destina ao Museu do Ar e do Espaço em San Diego, Califórnia, onde será usado para educar o público sobre o que é importante papel que tinha no país.
Originalmente projetado pela Lockheed Martin como uma aeronave de guerra antissubmarina, o S-3B Viking da NASA foi completamente reconfigurado em 2006 para fins de pesquisa de voo. Todos os sistemas de armas foram removidos e substituídos por aviônicos civís, GPS e sistemas de comunicação por satélite para conduzir investigações de comunicação.
De acordo com o site de notícias aeronáuticas Aeroin, uma de suas principais contribuições foi ajudar os inovadores aeronáuticos da NASA a definir os padrões de comunicação que a Federal Aviation Administration (FAA) poderá aplicar a sistemas de aeronaves não tripuladas para operação segura no espaço aéreo dos Estados Unidos.
"Este velho avião ajudou muito no futuro da aviação", disse Mike Jarrell, líder do projeto de Comando e Controle da NASA. “O S-3B tem sido uma combinação perfeita para nossa pesquisa. Tem uma fuselagem onde podemos montar uma variedade de antenas; ele voa de forma constante, baixa e lenta, para que possamos nos comunicar com as estações terrestres. "
A pesquisa de comunicações da NASA em mobilidade aérea avançada continuará a usar uma aeronave T-34 Mentor à medida que novos padrões são desenvolvidos para recomendar à Federal Aviation Administration (FAA).
Fonte: Aviacionline, Aeroin.
Tags:
Aviação Internacional